EnP and Oil Group sign agreement for refinery

The Oil Group and the Energy Platform (EnP) signed, on Friday (29/5), a memorandum of understanding for the construction of a mini-refinery and a lubricant factory, in Espírito Santo. Named RefinES and LubCap, the units will be installed in locations to be defined, after 2022.

Memorando de entendimento também prevê a construção de uma fábrica de lubrificantes

O Oil Group e a Energy Platform (EnP) assinaram, na sexta-feira (29/5), memorando de entendimento para a construção de uma minirrefinaria e uma fábrica de lubrificantes, no Espírito Santo. Batizadas de RefinES e LubCap, as unidades serão instaladas em locais a serem definidos, após 2022.

A RefinES terá capacidade inicial para processar 30 mil b/d, incluindo gasolina, diesel, bunker e óleo combustível. Já a LubCap terá capacidade para produzir até mil b/d de lubrificantes, além de 500 t/d de asfalto, sendo abastecida pela produção de óleo onshore do Espírito Santo.

Os empreendimentos devem demandar investimentos da ordem de R$ 2 bilhões. “Vamos passar o próximo ano trabalhando nos estudos e análises dos projetos. No final do próximo ano, já teremos tudo definido para ter a decisão de começar as obras”, conta Marcio Felix, presidente da EnP.

A cerimônia de assinatura foi realizada por videoconferência, contando com a participação do secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro, e de executivos das empresas no Brasil e no exterior.

Esse é o segundo memorando de entendimentos firmado recentemente pelo Oil Group, que acertou acordo com a Porto do Açu para construção de uma refinaria, em São João da Barra, na Região Norte do Rio de Janeiro.

O projeto da RefinES e da LubCap sinaliza a primeira construção de refinaria e fábrica de lubrificante no Espírito Santo.

Fonte: Petróleo Hoje – Por Claudia Siqueira